Abaixo seguem alguns depoimentos de pessoas que já passaram pela consultoria ou assistiram minhas aulas e rodas de conversa:
“Fiquei sabendo do trabalho da Suzana e fiquei “namorando” a oportunidade de fazer a consultoria por algum tempo. Minha primeira expectativa era fazer um intensivo sobre investimentos durante as férias. Daí recebi o primeiro retorno da Suzana. Ela disse: não é possível atender a sua expectativa nesse tempo. Inicialmente frustrada como uma pessoa desses tempos de pressa, em que tudo é pra ontem fiquei refletindo por alguns dias. E cheguei a conclusão que essa clareza e transparência é o que eu esperava de um profissional que iria me auxiliar em um tema tão sensível que é o meu planejamento financeiro. De lá pra cá já se foram alguns meses que encaramos essa jornada da Programa de Acompanhamento Continuado (PAC) proposto pela Suzana e estou muito contente e cada vez mais interessada nesse assunto de finanças pessoais! Agora o jogo virou e eu é quem tô pedindo pra Suzana: Não me abandone!”
“Agradeço muito pelo atendimento e pelo cuidado com que conduziu esse trabalho — foi excelente. Iniciei o atendimento, mas não consegui concluí-lo porque soube do projeto apenas no final do semestre letivo e, apesar da sua disponibilidade e oferta de horários, precisei me afastar em razão da iminência de uma licença para conclusão de um projeto regular de pesquisa. Torço para que o trabalho siga adiante e espero poder retomar e finalizar o atendimento em breve.”
“Tenho só agradecimentos, já havia tentado antes um curso do ICL e achei insuportável, desisti. vc é gentil, meticulosa, as vezes mto detalhista, o que é bom também. Hj sei no que estou aplicando e no que não quero aplicar. Gratidão.”
“Os atendimentos sobre planejamento e educação financeira oferecidos pela Suzana foram muito proveitosos. No dia a dia nos dedicamos às nossas tarefas profissionais na universidade, aulas para graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão, orientação de alunos, comissões da administração em geral, execução de projetos de pesquisa, pareceres em projetos, e outras atividades. Não sobra tempo para acompanhar a parte financeira reservada para a compra da casa ou aposentadoria na velhice. Ficamos à mercê das "boas" sugestões de investimentos oferecidas pelos bancos, sem saber bem como elas funcionam. Nos atendimentos tive a oportunidade de apresentar dúvidas e aprender um pouco sobre investimentos confiáveis. Em suma ter uma conversa franca com alguém que conhece bem o mercado financeiro e mostra as diferenças entre as inúmeras formas de investimentos.”
“Mesmo já conhecendo o básico sobre meu sistema de previdência, os conselhos trazidos pela Suzana abriram um novo leque de possibilidades para garantir o melhor rendimento de nossa renda a longo prazo, considerando diferentes formas de investimentos, fundo de emergência, planejamento de renda familiar, entre outros.”
“A roda (Roda de conversa sobre Previdencia PREVCOM) foi muito legal, espero que a gente tenha outros momentos assim. Parabéns pelo trabalho! Com certeza fará diferença na vida dos servidores (da UNICAMP).”
“Gostaria de agradecer imensamente a Suzana! Por todo seu estudo, conhecimento, paciência, carisma, confiança e principalmente por se dispor a ensinar. Compartilhar seu conhecimento de uma forma clara, didática e com um material de apoio montado por ela totalmente coerente, muito completo e de fácil entendimento. Eu não sabia nada além de poupança e terminei confiante para começar, e saber por onde. Recomendo a todos que conheço! Muito obrigada!”
Sobre o Workshop Otimização da sua previdência PREVCOM: ”O workshop trouxe uma visão diferenciada do regime da previdência complementar. É muito interessante ter essa perspectiva prática e acessível do regime e de seus benefícios, principalmente como orientação aos professores que não sabem por qual regime optar. Para além disso, trouxe muitas informações que utilizarei na minha vida pessoal e no planejamento de minha própria aposentadoria.”
“Esse trabalho que você está fazendo é muito legal, eu tinha zero noção de muita coisa, e acho que agora tenho uma noção um pouco melhor. E é engraçado que os horizontes vão ampliando, e a gente vai entendendo outras coisas associadas a vida financeira. É um treinamento que você provém, que eu acho que aqui no Brasil a gente deveria fazer na educação básica das pessoas. Na escola. Muito bom o seu trabalho, você é muito didática, muito conhecedora e da pra ver que você cai atras. E esse lance “taylor-made” (personalizado) de você pegar os nossos dados específicos, as coisas que são pertinentes as nossas contas; você não fez um curso genérico, você foi explicando as coisas e os conceitos dentro da minha realidade. Isso é muito legal. Parabéns pelo seu trabalho. Te desejo mais êxito, e tenho te indicado para muitas pessoas.”
“Trabalhar com a Suzana foi um divisor de águas para meu entendimento de como organizar meus objetivos e me preparar financeiramente para eles. Eu já possuía um certo conhecimento de aplicações em renda fixa, porém com dificuldade de entender alguns conceitos e organizar a distribuição de minhas aplicações. A Suzana preparou um material de fácil entendimento aplicado para a minha necessidade, o que é totalmente diferente destes cursos generalistas. Um conteúdo de muita qualidade. Confio e recomendo de olhos fechados.”